terça-feira, 14 de setembro de 2010

Consultoria Trabalhista: uma ótima escolha para as empresas que buscam gestão preventiva

Na sociedade atual, ainda várias empresas procuram um advogado especialista no momento em que estão com problemas jurídicos, tendo gastos com honorários advocatícios, custas processuais e administrativas, entre outras despesas e dores de cabeça. No entanto, há corporações que implantam gestões preventivas que auxiliam nos contratos de serviços terceirizados, demissões, admissões de funcionários, definições da política funcional e salarial, prestações de serviços e outras relações.

O setor empresarial é cada vez mais dinâmico e complexo e, para evitar negócios mal sucedidos, entra a importância de um consultor trabalhista que vai desempenhar uma gestão de sucesso do contencioso judicial ou administrativo e, principalmente, desenvolverá estratégias econômico-financeiras. Isso evita parcerias desnecessárias, processos longos e, muitas vezes, penhora sobre bens e conta-corrente da pessoa jurídica.

Dessa forma, a consultoria trabalhista é uma ferramenta importante para o crescimento e desenvolvimento no mundo corporativo, visto que a empresa passa a diminuir a quantidade de ações judiciais, aumentam os lucros e, com isso, melhora a relação com o mercado, tendo credibilidade e “poder” de negociação.
As gestões adotadas na atualidade pelas empresas visam a resultados positivos e, nessa mudança de comportamento, a consultoria trabalhista tem sua atuação na gestão preventiva de problemas trabalhistas, melhorando a relação mercado x empresa x funcionário.

É sabido que a legislação trabalhista no Brasil é uma das mais complexas e qualquer ausência de comprovantes de pagamentos podem comprometer a empresa na Justiça do Trabalho. Para a corporação, essas ações judiciais são muito onerosas e desqualifica a empresa.

Nesse cenário, mostra-se que a consultoria trabalhista facilita o dia a dia das corporações no Brasil, prevenindo conflitos jurídicos e assegurando a saúde econômica-financeira.

Edson Baldoino Júnior, Advogado especializado em direito empresarial, é um dos Consultores e Sócio do escritório Baldoino Advogados Associados.

Fonte: Dialex, ano XXVIII, Edição nº 176, Brasília, terça-feira, 14 de setembro de 2010.

Nenhum comentário: